Jacqueline Terpins

Formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ (Rio de Janeiro), Jacqueline Terpins estudou técnicas de vidro soprado na Penland School of Art and Craft (EUA) e na Pilchulk Glass School (EUA), também estudou desenho na Byam Shaw School of Art (Inglaterra).

Estudou, durante a década de 70, com Anna Bella Geiger, Frederico de Morais, Ivan Serpa e Lygia Pape.

Jacqueline é comumente referida por seu trabalho em cristal soprado ou vidro plano. No entanto, sua estética minimalista aliada à uma busca orgânica a torna proeminente e também reconhecida por seu trabalho com madeira, corian ou metais.

As peças de Jacqueline parecem servir como um traço de memória da temperatura elevada, uma representação do calor. Sua escolha por formas geométricas básicas cria objetos e móveis minimalistas, atemporais.

Em 2001 inaugura o Estudio Jacqueline Terpins, localizado em São Paulo, Brasil, aberto ao público, onde apresenta peças autorais em produção, edição limitada ou peças únicas.

Sua trajetória com o vidro possibilitou o desenvolvimento de produtos como os vidros de perfume para Giovanna Baby e Verrerie Brosse.

Como designer estabeleceu importantes parcerias com Móveis Teperman, Casa 21, Firma Casa, Riva, La Lampe, Lumini, Tok & Stok, Dpot e Luxion.

No ano de 2017 fez parte da série documental do Canal Curta! “Designers do Brasil” com curadoria de Adélia Borges, em que foi veiculado um episódio dedicado à sua trajetória.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas.

Jacqueline Terpins participou ainda das edições da SP-Arte (2016 a 2020) na área dedicada ao design. Durante a edição de 2019, apresentou a instalação Tempo, uma revisita de seu trabalho de 1995, exposto na Galeria Nara Roesler.